etiqueta refurbished

Se você não está familiarizado com a linha original de eletrônicos é muito fácil comprar refurbished sem nem mesmo saber que comprou se o vendedor não informar.

O cliente na maioria das vezes compra achando que está na “vantagem” por ter encontrado o mesmo produto por um preço significativamente menor…

O termo refurbished é associado a aparelhos eletrônicos que eram peças de mostruário e retornaram ao fabricante, que foram consertados após não terem sido aprovados em um dos testes da linha de produção ou que estão fora de linha. – TechTudo

Nem sempre fica óbvio ou fácil de identificar porque cada fabricante identifica esses produtos de uma forma diferente, alguns possuem uma caixa completamente diferente como o exemplo abaixo mostrando o mesmo modelo de iPhone modelo 6S, o da esquerda é original e o da direita é original refurbished:

iPhone 6S original e refurbished

Empresas menores, colam apenas uma etiquetazinha fácil de ser removida, as vezes colam em locais não tão visíveis como já encontramos uma vez, dentro da tampa de uma impressora por exemplo, o que dificulta a correta identificação do tipo de produto que é anunciado apenas como ORIGINAL. Já houveram casos em que o vendedor fechou a venda justificando o baixo valor por se tratar de um produto de mostruário mostruário.

etiqueta refurbished

Ainda assim, nesta etiqueta por exemplo o termo encontra-se abreviado, tornando ainda mais difícil a percepção antes da concretização da compra. São muito comuns no Brasil, principalmente em marketplaces como MercadoLivre e similares.

A garantia desses produtos existe por se tratar de uma lei que obriga o fabricante e oferecer 90 dias, que é muito menos tempo que uma garantia regular.

Procure sempre observar as etiquetas, pesquise sobre a caixa original e principalmente comprar em empresas sérias como a SELL EXPRESS ( www.sellexpress.com.br )